Validação de vídeo educativo sobre as medidas de prevenção e controle da covid-19 e outras síndromes respiratórias agudas graves para escolares
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v14i0.5105Palavras-chave:
Tecnologia educacional, Educação em saúde, Serviços de enfermagem escolar, Síndrome Respiratória Aguda GraveResumo
Objetivo: Descrever o processo de construção e validação de um vídeo educativo sobre as medidas de prevenção e controle da Covid-19 e outras Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG). Método: Estudo metodológico que possibilitou o desenvolvimento e validação de uma tecnologia educacional em uma abordagem lúdica, para crianças. A pesquisa foi desenvolvida em quatro etapas: coleta de conhecimentos prévios e levantamento bibliográfico; criação do roteiro do vídeo educativo; construção do material educativo (ilustração, layout, design e textos) e validação da tecnologia por especialistas e escolares. Resultados: A tecnologia foi validada quanto ao conteúdo por 14 juízes, com Índice de Validade de Conteúdo (IVC) de 0,86%, e quanto a aparência por 25 escolares, com IVC de 0,93%. Conclusão: O vídeo educativo foi validado quanto ao conteúdo e aparência, podendo ser utilizado como material educativo por profissionais de enfermagem e professores do ensino infantil e fundamental, promovendo uma articulação entre educação e saúde, além de ser uma forma de instrumentalizar profissionais que atuam com saúde nas escolas, seguindo as bases do Programa Saúde na Escola.
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Copyright (c) 2024 Thays Mylena Lima da Silva, Estela Maria Leite Meirelles Monteiro, Gracielly Karine Tavares Souza, Amanda dos Santos Braga
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À: Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro (RECOM)
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Assinatura do(s) autor(es), local e data:
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Assinatura do(s) autor(es), local e data:
CARTA DE ENCAMINHAMENTO
À: Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro (RECOM)
Data:
Submetemos o manuscrito intitulado: INFORMAR TÍTULO, de autoria de INFORMAR NOME(S) DO(S) AUTORE(S), para a apreciação pela Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro (RECOM).
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Sendo necessário, nos disponibilizamos para fazer as alterações que forem recomendadas, por termos ciência das normas de publicação na RECOM.
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