Validação de vídeo educativo sobre as medidas de prevenção e controle da covid-19 e outras síndromes respiratórias agudas graves para escolares
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v14i0.5105Palavras-chave:
Tecnologia educacional, Educação em saúde, Serviços de enfermagem escolar, Síndrome Respiratória Aguda GraveResumo
Objetivo: Descrever o processo de construção e validação de um vídeo educativo sobre as medidas de prevenção e controle da Covid-19 e outras Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG). Método: Estudo metodológico que possibilitou o desenvolvimento e validação de uma tecnologia educacional em uma abordagem lúdica, para crianças. A pesquisa foi desenvolvida em quatro etapas: coleta de conhecimentos prévios e levantamento bibliográfico; criação do roteiro do vídeo educativo; construção do material educativo (ilustração, layout, design e textos) e validação da tecnologia por especialistas e escolares. Resultados: A tecnologia foi validada quanto ao conteúdo por 14 juízes, com Índice de Validade de Conteúdo (IVC) de 0,86%, e quanto a aparência por 25 escolares, com IVC de 0,93%. Conclusão: O vídeo educativo foi validado quanto ao conteúdo e aparência, podendo ser utilizado como material educativo por profissionais de enfermagem e professores do ensino infantil e fundamental, promovendo uma articulação entre educação e saúde, além de ser uma forma de instrumentalizar profissionais que atuam com saúde nas escolas, seguindo as bases do Programa Saúde na Escola.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Thays Mylena Lima da Silva, Estela Maria Leite Meirelles Monteiro, Gracielly Karine Tavares Souza, Amanda dos Santos Braga
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.