Reflexões sobre processos de avaliação do ensino stricto sensu: desafios para a área de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v12i0.3639Palavras-chave:
Pesquisa, Pesquisa em Enfermagem, Ensino em Enfermagem, Enfermagem.Resumo
Objetivo: refletir sobre o processo de avaliação do ensino stricto sensu em enfermagem por parte da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Método: estudo de reflexão teórica elaborado a partir de vivências docentes e dos processos avaliativos do ensino stricto sensu em enfermagem. Resultados: na enfermagem, considera-se a produção científica como fator essencial para o seu desenvolvimento e consolidação como disciplina. As pesquisas precisam estar voltadas a problemas relevantes do processo de trabalho, com vistas às boas práticas e à qualidade do cuidado e considerando as reais transformações ocorridas nos cenários de produção do cuidado e de saúde. Conclusão: destaca-se a necessidade de fortalecer o ensino em enfermagem que assegure sua pertinência social, a valorização de competências científicas, éticas e pedagógicas, com vistas à formação de mestres e doutores com capacidade crítico-reflexiva, protagonistas e criativos, para produzir conhecimentos e tecnologias que atendam as demandas das coletividades.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Daniela Savi Geremia, Carine Vendruscolo, Maíra Rossetto, Eleine Maestri, Jeane Barros de Souza, Júlia Valéria de Oliveira Vargas Bitencourte
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.