Reflexões sobre processos de avaliação do ensino stricto sensu: desafios para a área de enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v12i0.3639

Palavras-chave:

Pesquisa, Pesquisa em Enfermagem, Ensino em Enfermagem, Enfermagem.

Resumo

Objetivo: refletir sobre o processo de avaliação do ensino stricto sensu em enfermagem por parte da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Método: estudo de reflexão teórica elaborado a partir de vivências docentes e dos processos avaliativos do ensino stricto sensu em enfermagem. Resultados: na enfermagem, considera-se a produção científica como fator essencial para o seu desenvolvimento e consolidação como disciplina. As pesquisas precisam estar voltadas a problemas relevantes do processo de trabalho, com vistas às boas práticas e à qualidade do cuidado e considerando as reais transformações ocorridas nos cenários de produção do cuidado e de saúde. Conclusão: destaca-se a necessidade de fortalecer o ensino em enfermagem que assegure sua pertinência social, a valorização de competências científicas, éticas e pedagógicas, com vistas à formação de mestres e doutores com capacidade crítico-reflexiva, protagonistas e criativos, para produzir conhecimentos e tecnologias que atendam as demandas das coletividades.

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Biografia do Autor

Daniela Savi Geremia, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Daniela Savi Geremia Graduação em enfermagem Doutora em saúde coletiva Docente na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) daniela.geremia@uffs.edu.br Orcid: 0000-0003-2259-7429

Carine Vendruscolo, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Graduação em enfermagem, Doutora em Enfermagem, Professora Adjunta da graduação em Enfermagem e do Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). E-mail: carine.vendruscolo@udesc.br http://orcid.org/0000-0002-5163-4789

Maíra Rossetto, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Graduação em enfermagem Doutora em Enfermagem Docente na UFFS

Eleine Maestri, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Graduação em enfermagem Doutora em Enfermagem Docente na UFFS

Jeane Barros de Souza, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Graduação em enfermagem Doutora em Ciências Docente na UFFS

Júlia Valéria de Oliveira Vargas Bitencourte, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Graduação em enfermagem Doutora em Ciências Docente na UFFS

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Publicado

09-11-2022

Como Citar

Savi Geremia, D., Vendruscolo, C., Rossetto, M., Maestri, E., Barros de Souza, J., & de Oliveira Vargas Bitencourte, J. V. (2022). Reflexões sobre processos de avaliação do ensino stricto sensu: desafios para a área de enfermagem. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 12. https://doi.org/10.19175/recom.v12i0.3639

Edição

Seção

Reflexão Teórica