Percepção de estudantes sobre métodos de aula invertida no ensino de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3491Palavras-chave:
Enfermagem, Ensino, Métodos.Resumo
Objetivo: conhecer a percepção de estudantes de graduação sobre o uso de métodos de aula invertida na disciplina de Enfermagem. Método: estudo qualitativo, descritivo, com participação de oito estudantes do curso de graduação em Enfermagem de Universidade Pública da região Norte do Brasil. Realizou-se a coleta de dados, por meio de entrevista, cuja análise seguiu as fases de codificação, aberta e axial, do método das comparações constantes ordenada em versão trial do programa Atlas TI®. Resultados: constituíram-se de cinco categorias: Preferências; Percepção dos estudantes sobre aula invertida; Processo de aprendizagem facilitado; Dificuldades e desafios; Sugestões e avaliações. Não há consenso entre os participantes sobre preferências, particularmente, se confrontados os métodos de aula invertida versus métodos tradicionais de ensino. Identifica-se que pelos métodos empregados na disciplina os estudantes percebem promoção e desenvolvimento de conhecimentos e habilidades tanto quanto dificuldades e desafios para a sua integração à rotina de estudo. Conclusão: o estudo revelou que os estudantes têm uma compreensão razoável sobre a aula invertida, quando demonstram conhecimentos, habilidades, assim como dificuldades e desafios relativos à experimentação do método. Entretanto considera-se necessário investigar experiências de estudantes de enfermagem em outros ambientes, para uma compreensão mais profunda de como o aprendizado é afetado por esse modeloDownloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
22-10-2020
Como Citar
Silva Trindade, R. F., Menegaz, J. do C., Rodrigues Dias, G. A., & Costa Figueiredo, M. C. (2020). Percepção de estudantes sobre métodos de aula invertida no ensino de enfermagem. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 10. https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3491
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2020 Ricky Falcão Silva Trindade, Jouhanna do Carmo Menegaz, Geyse Aline Rodrigues Dias, Maria Clara Costa Figueiredo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.