Percepção de estudantes sobre métodos de aula invertida no ensino de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3491Keywords:
Enfermagem, Ensino, Métodos.Abstract
Objetivo: conhecer a percepção de estudantes de graduação sobre o uso de métodos de aula invertida na disciplina de Enfermagem. Método: estudo qualitativo, descritivo, com participação de oito estudantes do curso de graduação em Enfermagem de Universidade Pública da região Norte do Brasil. Realizou-se a coleta de dados, por meio de entrevista, cuja análise seguiu as fases de codificação, aberta e axial, do método das comparações constantes ordenada em versão trial do programa Atlas TI®. Resultados: constituíram-se de cinco categorias: Preferências; Percepção dos estudantes sobre aula invertida; Processo de aprendizagem facilitado; Dificuldades e desafios; Sugestões e avaliações. Não há consenso entre os participantes sobre preferências, particularmente, se confrontados os métodos de aula invertida versus métodos tradicionais de ensino. Identifica-se que pelos métodos empregados na disciplina os estudantes percebem promoção e desenvolvimento de conhecimentos e habilidades tanto quanto dificuldades e desafios para a sua integração à rotina de estudo. Conclusão: o estudo revelou que os estudantes têm uma compreensão razoável sobre a aula invertida, quando demonstram conhecimentos, habilidades, assim como dificuldades e desafios relativos à experimentação do método. Entretanto considera-se necessário investigar experiências de estudantes de enfermagem em outros ambientes, para uma compreensão mais profunda de como o aprendizado é afetado por esse modeloDownloads
Download data is not yet available.
Published
2020-10-22
How to Cite
Silva Trindade, R. F., Menegaz, J. do C., Rodrigues Dias, G. A., & Costa Figueiredo, M. C. (2020). Percepção de estudantes sobre métodos de aula invertida no ensino de enfermagem. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 10. https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3491
Issue
Section
Articles
License
Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.