O professor também vivencia a violência escolar ?
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.400Palabras clave:
Comportamento do adolescente, Violência, Educação.Resumen
RESUMO: O estudo tem como objetivo analisar o significado e as implicações de ser professor e já ter presenciado ou vivenciado algum tipo de violência no cotidiano escolar. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com entrevista semiestruturada realizada de setembro de 2010 a outubro de 2011, junto a nove professores da escola pública de um município da região centro-oeste de Minas Gerais. Os dados foram avaliados por meio da análise de conteúdo, que resultaram em duas categorias: Professores que presenciaram algum episódio violento na escola e Professores que se envolveram em algum tipo de violência no âmbito escolar. Muitos docentes já vivenciaram e até mesmo se envolveram em algum tipo de violência escolar, sendo que muitos não sabiam como reagir perante o acontecido. Por isso é de fundamental importância abordar o tema de violência nas escolas, pois remete à revisão da própria concepção de educação e as propostas pedagógicas a serem desenvolvidas pelos professores na educação básica e, como decorrência, as políticas de formação inicial e continuada dos professores.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2014-03-10
Cómo citar
Costa, M. A., Netto, L. de L. Q. G., Rodrigues, R. N., Rodrigues, L. A., & Tatagiba, D. A. (2014). O professor também vivencia a violência escolar ?. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.400
Número
Sección
Artigos Originais
Licencia
Derechos de autor 2013 Mariana Aparecida Costa, Luciana de Lourdes Queiroga Gontijo Netto, Rayssa Nogueira Rodrigues, Lorena Aparecida Rodrigues, Daniel Alves Tatagiba
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.