O professor também vivencia a violência escolar ?
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.400Keywords:
Comportamento do adolescente, Violência, Educação.Abstract
RESUMO: O estudo tem como objetivo analisar o significado e as implicações de ser professor e já ter presenciado ou vivenciado algum tipo de violência no cotidiano escolar. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com entrevista semiestruturada realizada de setembro de 2010 a outubro de 2011, junto a nove professores da escola pública de um município da região centro-oeste de Minas Gerais. Os dados foram avaliados por meio da análise de conteúdo, que resultaram em duas categorias: Professores que presenciaram algum episódio violento na escola e Professores que se envolveram em algum tipo de violência no âmbito escolar. Muitos docentes já vivenciaram e até mesmo se envolveram em algum tipo de violência escolar, sendo que muitos não sabiam como reagir perante o acontecido. Por isso é de fundamental importância abordar o tema de violência nas escolas, pois remete à revisão da própria concepção de educação e as propostas pedagógicas a serem desenvolvidas pelos professores na educação básica e, como decorrência, as políticas de formação inicial e continuada dos professores.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2014-03-10
How to Cite
Costa, M. A., Netto, L. de L. Q. G., Rodrigues, R. N., Rodrigues, L. A., & Tatagiba, D. A. (2014). O professor também vivencia a violência escolar ?. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.400
Issue
Section
Articles
License
Copyright (c) 2013 Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.