Educação para o trabalho em sala de vacina: percepção dos profissionais de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v6i3.1180Palabras clave:
Vacinas, Equipe de Enfermagem, Educação, Atenção Primária à Saúde.Resumen
Trata-se de estudo descritivo com abordagem qualitativa com o objetivo de identificar como acontece a educação dos trabalhadores em sala de vacina. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada com trabalhadores da equipe de enfermagem das Unidades de Atenção Primária à Saúde e analisados a partir da análise de conteúdo temática proposta por Bardin. Os resultados demonstraram ausência de um processo educativo efetivo, o enfoque é na capacitação descendente e quase sempre sem a participação dos técnicos/auxiliares de enfermagem que são os responsáveis pela execução das atividades em sala de vacina. A educação dos profissionais em sala de vacina ainda é uma necessidade e quando acontece é assistemática e descendente, revelando o predomínio de concepções educativas tradicionais em relação à educação no trabalho.
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Derechos de autor 2016 Valéria Conceição de Oliveira, Heloíza Maria Siqueira Rennó, Yasmin Reis dos Santos, Ana Flávia Grastiquini Rabelo, Maria del Pilar Serrano Gallardo, Ione Carvalho Pinto
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