Educação para o trabalho em sala de vacina: percepção dos profissionais de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v6i3.1180Keywords:
Vacinas, Equipe de Enfermagem, Educação, Atenção Primária à Saúde.Abstract
Trata-se de estudo descritivo com abordagem qualitativa com o objetivo de identificar como acontece a educação dos trabalhadores em sala de vacina. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada com trabalhadores da equipe de enfermagem das Unidades de Atenção Primária à Saúde e analisados a partir da análise de conteúdo temática proposta por Bardin. Os resultados demonstraram ausência de um processo educativo efetivo, o enfoque é na capacitação descendente e quase sempre sem a participação dos técnicos/auxiliares de enfermagem que são os responsáveis pela execução das atividades em sala de vacina. A educação dos profissionais em sala de vacina ainda é uma necessidade e quando acontece é assistemática e descendente, revelando o predomínio de concepções educativas tradicionais em relação à educação no trabalho.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.