Identidade quilombola e gravidez precoce: breves reflexões

Autores

  • Elaine do Socorro Nogueira Cordeiro Universidade Federal do Pará
  • Nyvia Cristina dos Santos Lima Universidade Federal do Pará
  • Brenda Caroline Martins da Silva Universidade Federal do Pará
  • Rúbia Gabriela Ferreira Lacerda Faculdade da Amazônia
  • Irene de Jesus Silva Universidade Federal do Pará
  • Nádile Juliane Costa de Castro Programa de Pós- Graduação em Enfermagem Universidade Federal do Pará https://orcid.org/0000-0002-7675-5106

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v15i0.5159

Palavras-chave:

Quilombolas, Mulheres, Vulnerabilidade social, Gravidez na adolescência, grupos étnicos

Resumo

Objetivo: Refletir acerca da gravidez precoce em adolescentes quilombolas. Método: Estudo teórico-reflexivo, baseado nas experiências dos autores e ancorado na literatura sobre gravidez precoce em mulheres quilombolas e nos pressupostos da Teoria da Intervenção Práxica em Enfermagem em Saúde Coletiva. Resultados: Identificaram-se cinco estudos sobre repercussões, saberes e impactos, que revelaram os seguintes pontos principais: conhecimentos e repercussões da gravidez precoce no cotidiano; déficit de conhecimentos; mudanças de rotinas depois da gravidez; significados atribuídos e construídos no contexto sociocultural; e acesso deficitário a serviços de saúde, os quais derivaram duas categorias temáticas, referentes a conhecimentos sobre prevenção e a fatores socioculturais. Considerações finais: A gravidez na adolescência está relacionada à questões social e econômica e ao acesso a serviços de saúde, cujas ações de intervenção, em conjunto com os sujeitos envolvidos, apresentam potencial para transformar a realidade.

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Biografia do Autor

Nádile Juliane Costa de Castro, Programa de Pós- Graduação em Enfermagem Universidade Federal do Pará

Graduada em Enfermagem (Escola de Enfermagem Magalhães Barata/UEPA/2007). Doutora em Ciências: socioambientais (NAEA/UFPA/2019). Mestre em Doenças Tropicais (NMT/UFPA/2010). Especialista em Saúde Publica e metodologia do ensino de artes. Docente da Universidade Federal do Pará, lotada no Instituto de Ciências da Saúde por meio da Faculdade de Enfermagem. Docente Permanente do Programa de Pós graduação em Enfermagem (PPGENF-UFPA). Tem interesse nas seguintes áreas: Processos de ensino-aprendizagem; Formação de enfermeiros indígenas e quilombolas; Tecnologias Educacionais e Atenção à Saúde dos povos indígenas, comunidades ribeirinhas e quilombolas Possui experiência na assistência e gerência em atenção básica à saúde com ênfase em saúde coletiva com populações tradicionais na saúde da família multiprofissional indígena e por meio do Polo Indígena de Tucuruí (PA). Foi gerente dos serviços de IST/AIDS em Unidade Especial de Saúde do Município de Benfica (PA) e enfermeira do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Esteve coordenadora técnica de ensino profissionalizante em curso técnico de enfermagem. Atuou em pesquisa experimental com leishmanioses pelo Instituto Evandro Chagas (IEC) entre os anos de 2005 a 2007 e posteriormente com o Núcleo de Medicina Tropical (NMT) nos anos de 2008 a 2010. Foi bolsista de iniciação científica e mestrado pelo CNPQ e CAPES pelo doutorado.

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Publicado

24-07-2025

Como Citar

Cordeiro, E. do S. N., Lima, N., da Silva, B., Lacerda, R. G. F., Silva, I., & Castro, N. J. C. de. (2025). Identidade quilombola e gravidez precoce: breves reflexões. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 15. https://doi.org/10.19175/recom.v15i0.5159

Edição

Seção

Reflexão Teórica