Acolhimento em unidades de pronto atendimento: percepção de idosos e seus familiares
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3726Palabras clave:
Acolhimento, Humanização da Assistência, Enfermagem em Emergência, Idoso, Enfermagem Geriátrica.Resumen
Objetivo: Compreender as práticas de acolhimento em Unidades de Pronto Atendimento na perspectiva de idosos e familiares à luz da Política Nacional de Humanização. Métodos: Estudo qualitativo realizado junto a vinte idosos e cinco familiares, que foram atendidos em duas Unidades de Pronto Atendimento. Os dados foram coletados, por meio de entrevistas semiestruturadas, e a análise conduzida pelas etapas analíticas da Grounded Theory. Resultados: Evidenciou-se que o acolhimento é percebido entre as práticas de receptividade, ao entrar no serviço e na escuta qualificada. Entretanto, também foram constatadas algumas dificuldades, como a demora pelo atendimento e aspectos referentes a ambiência e infraestrutura que prejudicam a acomodação adequada dos usuários. Conclusão: Apesar dos idosos sentirem-se satisfeitos, em decorrência de as necessidades de saúde serem supridas, há urgência na reestruturação e na organização dos serviços, capacitação profissional e estratégias de atendimento que proporcionem a esta população uma assistência com responsabilidade.Descargas
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Publicado
2020-12-29
Cómo citar
de Sousa Scolari, G. A., Rissardo, L. K., Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera, V., Lange, C., Salci, M. A., & Carreira, L. (2020). Acolhimento em unidades de pronto atendimento: percepção de idosos e seus familiares. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 10. https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3726
Número
Sección
Artigos Originais
Licencia
Derechos de autor 2020 Giovana Aparecida de Sousa Scolari, Leidyani Karina Rissardo, Vanessa Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera, Celmira Lange, Maria Aparecida Salci, Ligia Carreira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.