Blog no ensino da ressuscitação cardiopulmonar: uma ferramenta para a formação do enfermeiro
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3643Palabras clave:
Reanimação Cardiopulmonar, Educação em Enfermagem, Estratégias, Aprendizagem, Blog.Resumen
Objetivo: Desenvolver e validar um blog para o ensino e a aprendizagem da ressuscitação cardiopulmonar do adulto voltado à formação do enfermeiro. Método: Pesquisa aplicada, de produção tecnológica, que abordou o desenvolvimento de um blog sobre a ressuscitação cardiopulmonar do adulto no ambiente intra e extra-hospitalar para enfermagem. Na elaboração, cumpriram-se as fases de análise; design; desenvolvimento, implementação e avaliação do blog. A validação desse ambiente virtual de aprendizagem envolveu 11 profissionais enfermeiros da área de urgência e emergência e três especialistas de informática, totalizando 14 participantes. Resultados: Elaborou-se uma ferramenta virtual pedagógica de ensino e aprendizagem, denominada “Blog da Ressuscitação Cardiopulmonar”. A avaliação dos três especialistas em informática abordou os domínios; tempo de resposta, qualidade de, interface e ferramentas e recursos, abrangendo 33 critérios, considerados excelentes pela maioria. Os experts em enfermagem avaliaram 32 critérios entre aspectos educacionais, a interface do ambiente virtual e os recursos didáticos, apontados, predominantemente, como excelentes. Conclusão: Neste estudo, elaborou-se e validou-se um blog para o ensino da ressuscitação cardiopulmonar de adultos, representando um arcabouço de evidências científicas atualizadas, fidedignas, interativas e tecnológicas para a enfermagem, que poderá ser replicado em outros ambientes de aprendizagem.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Publicado
2020-10-14
Cómo citar
Batista, D. F. G., Nascimento, J. da S. G., Oliveira, J. L. G. de, Alves, M. G., Silva, M. D., & Dalri, M. C. B. (2020). Blog no ensino da ressuscitação cardiopulmonar: uma ferramenta para a formação do enfermeiro. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 10. https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3643
Número
Sección
Artigos Originais
Licencia
Derechos de autor 2020 Denise Ferreira Gomide Batista, Juliana da Silva Garcia Nascimento, Jordana Luiza Gouvêa de Oliveira, Mateus Goulart Alves, Marcelo Donizeti Silva, Maria Celia Barcellos Dalri
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.