Gincana para o ensino de imunização aos acadêmicos de enfermagem: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.2743Palabras clave:
Educação em enfermagem, Estudantes de enfermagem, Jogos e brinquedos, Material de ensino.Resumen
Objetivo: Descrever a experiência na construção e aplicação de uma gincana para o ensino de imunização aos acadêmicos de Enfermagem. Método: Trata-se de um relato de experiência de uma gincana que foi construída com base em cinco jogos adaptados ao conteúdo de imunização: dramatização, paródia, tabuleiro, palavra cruzada e, verdadeiro ou falso. Esse conteúdo é abordado na disciplina de Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente de uma Universidade Pública do Centro-Oeste Brasileiro. Resultados: Todos foram aplicados para acadêmicos de Enfermagem, durante duas aulas, com duração de oito horas. Os acadêmicos são divididos em quatro grupos e vence o grupo que obtiver maior pontuação na gincana. A maior dificuldade encontrada foi a falta de preparo por parte dos alunos para a gincana, com pouco estudo prévio sobre a temática, consequência de os estudantes não estarem habituados a trabalhar em grupo de forma participativa, assumindo o protagonismo do seu aprendizado. Entretanto, considera-se que os jogos foram recursos positivos para a resolução de problemas e reflexão sobre o conteúdo teórico. Conclusão: Conclui-se que os jogos podem ser utilizados no ensino quando adaptados ao conteúdo desejado, pois permitem o aprofundamento teórico de maneira lúdica e prazerosa aos estudantes.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Publicado
2020-10-01
Cómo citar
de Freitas, B. H. B. M. (2020). Gincana para o ensino de imunização aos acadêmicos de enfermagem: relato de experiência. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 10. https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.2743
Número
Sección
Relato de Experiência/Atualidade/Inovação Tecnológica
Licencia
Derechos de autor 2020 Bruna Hinnah Borges Martins de Freitas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.