Atividade educativa para mães de bebês prematuros como suporte para o cuidado
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2725Palabras clave:
Educação em saúde, Mães, Recém-nascido prematuro, Treinamento por simulação.Resumen
Objetivos: descrever o processo de elaboração e desenvolvimento metodológico de atividade educativa realizada junto às mães de prematuros hospitalizados e avaliar o grau de conhecimento materno sobre cuidados com o prematuro antes e após a atividade educativa. Métodos: estudo metodológico de proposta de atividade educativa sistematizada, avaliada por meio de pré e pós-teste com mães de prematuros hospitalizados. Resultados: 17 mães participaram do estudo, com idade prevalente de 30 a 35 anos. Em sua maioria, possuíam de 5 a 9 anos de estudos, eram casadas ou viviam em união estável. No pré-teste, as mães acertaram, em média, 80% das questões e, ao término das atividades, acertaram, em média, 93%. De modo geral, as participantes disseram que a atividade educativa foi importante para solucionar dúvidas e aumentar a confiança materna ao cuidar dos filhos prematuros. Conclusão: as atividades educativas realizadas mostraram ser uma tecnologia leve em saúde para melhorar o conhecimento e o empoderamento materno nos cuidados dos filhos pré-termo.Descargas
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Publicado
2018-09-10
Cómo citar
Bugs, B. M., Viera, C. S., Rodrigues, R. M., Conterno, S. de F. R., & Santos, N. T. dos. (2018). Atividade educativa para mães de bebês prematuros como suporte para o cuidado. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 8. https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2725
Número
Sección
Artigos Originais
Licencia
Derechos de autor 2018 Bruna Maria Bugs, Claudia Silveira Viera, Rosa Maria Rodrigues, Solange de Fátima Reis Conterno, Núbia Toniazzo dos Santos
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