O processo de ensinar competências para promoção da saúde

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2611

Palabras clave:

Promoção da saúde, Educação baseada em competências, Enfermagem.

Resumen

Objetivo: analisar as posturas pedagógicas e estratégias de ensino utilizadas para abordagem das competências para promoção da saúde na formação de enfermeiros. Método: Estudo de caso, ancorado na dialética. Resultados: O currículo apresenta estratégias pedagógicas diferenciadas que podem funcionar como dispositivo para o desenvolvimento de competências para a promoção da saúde mediante uma educação multidimensional transformadora. Foram citadas: aulas teórico-práticas, construção de perguntas ou questões sobre textos, estudos dirigidos, narrativa, plenária orientada, jogos e aplicativos para celular e computador, dramatização, oficinas, estudos de caso, seminário integrado, projetos de extensão e pesquisa, ligas acadêmicas. A imersão na prática favorece o aprender a fazer, fazendo, o contato com o contexto de saúde da população e com a realidade da vida profissional. A Prática de Integração Ensino-serviço-comunidade e o estágio supervisionado aproximam o estudante do professor, integram o conhecimento e facilitam a aprendizagem prática e reflexiva. Conclusão: Os dispositivos da articulação teoria-prática podem perder a sua função precípua se não houver um direcionamento adequado durante as atividades práticas. Não basta alterar o formato do plano pedagógico e dos mecanismos de ensino, é imperativo mudar a essência do processo de ensino-aprendizagem, aproximando-o da real integração com a prática profissional crítica, dinâmica e socialmente contextualizada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciana Netto, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ, Divinópolis, MG - Brasil

Kênia Lara Silva, UFMG

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte, MG - Brasil

Marília dos Santos Rua, Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro – ESSUA

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde. Professora da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro – ESSUA, Aveiro - Portugal

Roseni Rosângela de Sena (in memorian), UFMG

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Emérita da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte, MG - Brasil. (in memoriam)

Publicado

2018-07-30

Cómo citar

Netto, L., Silva, K. L., Rua, M. dos S., & Sena (in memorian), R. R. de. (2018). O processo de ensinar competências para promoção da saúde. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 8. https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2611

Número

Sección

Artigos Originais