Metodologias de Comunicação no Processo de Educação em Saúde

Autores/as

  • Bruno Guimarães Coelho de Carvalho
  • Lívia Cozer Montenegro

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.148

Palabras clave:

Comunicação em Saúde, Educação em Saúde, Enfermagem

Resumen

Este estudo trata-se de uma revisão da literatura, de caráter analítico, a respeito das metodologias de comunicação entre profissionais da saúde e usuários no processo de educação em saúde. Foram utilizadas as bases SCIELO, LILACS e PUBMED buscando artigos que descrevessem metodologias que apresentassem resultados positivos em qualificar a comunicação entre profissionais da saúde e usuários.  Os resultados apontaram que ainda existem entraves para o processo, mas que práticas simples, voltadas para o lúdico e a interatividade com a população, tem sido objeto de estudo e de bons resultados nas ações desenvolvidas pelas equipes de saúde. Destacam-se as atividades ligadas ao lúdico, pois favorecem o vinculo entre profissionais e usuários, além de proporcionar ganho de experiência aos profissionais pelo desenvolvimento de novas habilidades comunicativas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bruno Guimarães Coelho de Carvalho

Graduado em enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG em 2009, atualmente Pós-graduando em Enfermagem em saúde da Família pelo Centro Universitário UNA de Minas Gerais.

Publicado

2012-10-24

Cómo citar

Carvalho, B. G. C. de, & Montenegro, L. C. (2012). Metodologias de Comunicação no Processo de Educação em Saúde. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.148

Número

Sección

Revisão Integrativa/Sistemática de Literatura