Incidência da Síndrome de Burnout nos profissionais de enfermagem: uma revisão integrativa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.1383

Palabras clave:

Incidência, Síndrome, Burnout, Enfermagem

Resumen

Objetivo: explorar as produções científicas disponíveis analisando a incidência da Síndrome de Burnout nos profissionais da área da enfermagem. Método: trata-se de uma revisão integrativa da literatura, em que foram encontrados 25 artigos e após leitura de seus títulos e resumos 9 foram selecionados para compor a amostra deste estudo de acordo com os critérios de inclusão e exclusão previamente estabelecidos. Resultados: pôde-se observar através dessa pesquisa que a patologia está presente nos profissionais de enfermagem e que fatores como idade, sexo, tempo de formação, turnos de trabalho e questões institucionais podem interferir no curso da doença. Conclusão: é necessário se fazer uma reflexão a fim de buscarmos, enquanto pesquisadores, acadêmicos e profissionais de enfermagem, o que pode ser feito para amenizar a incidência dessa doença que tem aumentado a cada dia mais nesses trabalhadores que fazem parte de uma categoria tão importante dentro dos serviços de saúde.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Raquel Fátima de Oliveira, Universidade de Itaúna

Enfermeira graduada pela Universidade de Itaúna.

Gilberto Gonçalves de Lima, Universidade de Itaúna

Enfermeiro, Mestre em Educação, Cultura e Organizações Sociais. Docente na graduação de Enfermagem da Universidade de Itaúna- MG.

Gláucia de Sousa Vilela, Prefeitura Municipal de Itatiaiuçu- MG

Enfermeira, Mestre em Enfermagem pela EEUFMG.

Publicado

2017-07-08

Cómo citar

Oliveira, R. F. de, Lima, G. G. de, & Vilela, G. de S. (2017). Incidência da Síndrome de Burnout nos profissionais de enfermagem: uma revisão integrativa. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 7. https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.1383

Número

Sección

Revisão Integrativa/Sistemática de Literatura