Ações de enfermagem na educação em saúde no pré-natal: relato de experiência de um projeto de extensão da Universidade Federal do Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.13Palabras clave:
Educação em saúde, pré-natal, cuidados de enfermagemResumen
Na gestação a mulher pode apresentar dúvidas, medos, fantasias e outros sentimentos que alimentam o senso comum, interferindo negativamente no cuidado prestado pelos profissionais de saúde, especialmente quando o saber científico é contraposto ao saber popular. Nesse sentido é que este estudo objetivou relatar a experiência da educação em saúde no pré-natal, através de um projeto de extensão. A metodologia utilizada consiste no desenvolvimento de oficinas com um grupo operativo de mulheres grávidas que são assistidas por uma instituição não governamental no município de Cuiabá-MT, onde são tratadas temáticas relacionadas ao pré-natal. Participam gestantes de todos os trimestres de gestação, oriundas de diversos bairros da cidade. Os resultados evidenciam dois eixos, primeiro que a assistência pré-natal não tem sido efetiva às mulheres grávidas no que diz respeito as orientações desse período, justificado pelas dúvidas apresentadas pelas gestantes em cada encontro e, segundo o projeto tem propiciado ao graduando um olhar mais crítico de como a assistência pré-natal tem deixado lacunas de informações relevantes, assim observou-se que a atenção à saúde da gestante deva ser aprimorada na intenção de suprir as necessidades deste grupo populacional. As considerações finais apontam que o projeto teve grande relevância social e educacional.
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Derechos de autor 2011 Sebastiao Junior Henrique Duarte, Angelica Pereira Borges, Giselle Lira de Arruda
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