Cinema e Psiquiatria: Filmes para o estudo do autismo

Authors

  • Nadja Cristiane Lappann Botti
  • Fernanda Van’t Hooft Cota UFSJ

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.5

Abstract

O Autismo é um distúrbio do desenvolvimento infantil caracterizado pelo desvio qualitativo na comunicação, na interação social e no uso da imaginação. Este trabalho visa elencar filmes com narrativa da psicopatologia do desenvolvimento infantil, particularmente do Autismo, elaborar a análise diagnóstica e avaliar o grau de Autismo dos personagens. Utilizada pesquisa qualitativa de natureza interpretativa realizada através: estudo de caso dos filmes que apresentam narrativas e personagens com Autismo, análise diagnóstica segundo os critérios descritos no DSM-IV e avaliação do grau de Autismo segundo Escala de Avaliação do Autismo Infantil. A partir da análise dos filmes verificam-se a presença da psicopatologia do desenvolvimento infantil, particularmente do Transtorno Autista nos personagens infantis. Conclui-se que o uso da tecnologia midiática, especialmente os filmes cinematográficos, é um recurso didático adequado para o ensino de psicopatologia do Autismo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Fernanda Van’t Hooft Cota, UFSJ

Bolsista de Iniciação Científica FAPEMIG, acadêmica do 4º período do curso de Enfermagem da UFSJ, campus Centro-Oeste

Published

2012-03-09

How to Cite

Botti, N. C. L., & Cota, F. V. H. (2012). Cinema e Psiquiatria: Filmes para o estudo do autismo. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.5