Paradigma da integralidade no currículo e nas estratégias de ensino em enfermagem: um enfoque histórico-cultural
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.426Keywords:
Enfermagem, Educação em Enfermagem, CurrículoAbstract
Analisar o Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso de enfermagem a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para graduação em enfermagem (DCN), assim como propostas de transformação curricular e estratégias de ensino que viabilizem a integralidade. Pesquisa qualitativa, na perspectiva da abordagem histórico-cultural. No cenário histórico-cultural da instituição, a integralidade enquanto eixo norteador ainda é uma realidade em construção. Nota-se forte influência das Diretrizes Curriculares sobre o PPP do curso. Os docentes acreditam que um marco teórico que oriente do início ao fim, o Projeto Político do Curso, no sentido da integralidade, representa um caminho. Em relação às estratégias de ensino, tem-se o portfólio enquanto instrumento e a tecnologia da problematização.Há necessidade de conexões a partir de um exercício crítico compartilhado, requerendo redes de comunicação e cooperação entre os envolvidos no processo de ensino/cuidado permeado pela integralidade.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2014-06-30
How to Cite
Carbogim, F. da C., Friedrich, D. B. de C., Püschel, V. A. de A., Oliveira, L. B. de, & Nascimento, H. R. do. (2014). Paradigma da integralidade no currículo e nas estratégias de ensino em enfermagem: um enfoque histórico-cultural. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.426
Issue
Section
Articles
License
Copyright (c) 2014 Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.