A implementação do programa saúde na escola em três municípios de Minas Gerais, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3566Keywords:
, Serviços de saúde escolar, Educação, Estratégia saúde da família, Educação em saúde, Sociologia, Atividades cotidianasAbstract
Objetivo: Compreender a adesão e implementação do Programa Saúde na Escola em três municípios de Minas Gerais, Brasil. Métodos: Estudo de casos múltiplos holístico-qualitativo fundamentado na Sociologia Compreensiva do Cotidiano, em municípios de regiões sanitárias distintas do estado de Minas Gerais, em 2016. Totalizaram-se 91 participantes, sendo 53 profissionais da educação e 38 da área da saúde. Resultados: apontam a relevância do Programa e do elo Saúde e Educação para a prevenção de riscos e agravos e a promoção da saúde; os desafios enfrentados se mostram na incipiente integração entre os setores, nas ações descontínuas e pontuais, na escassez de recursos humanos, e no desconhecimento do Programa Saúde na Escola ou de seus pressupostos por alguns profissionais. Conclusão: ao analisar a implementação do Programa Saúde na Escola e o cotidiano de trabalho expresso pelos profissionais da Saúde e da Educação, observou-se diferentes impasses e formas de implementação prática frente à sua gênese.Downloads
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Published
2020-10-23
How to Cite
Pereira, P. L. G., Pereira, M. D., Faria, R. das G. S., Cordeiro, D. R., Lanza, F. M., & Viegas, S. M. F. (2020). A implementação do programa saúde na escola em três municípios de Minas Gerais, Brasil. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 10. https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3566
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