História da enfermagem brasileira (1950-2004): o que tem sido discutido na literatura?
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.1876Keywords:
Enfermagem, História da enfermagem, Educação em enfermagem.Abstract
Objetivo: Analisar as produções científicas acerca da história e do ensino da enfermagem brasileira referentes ao período de 1950- 2004. Método: Revisão integrativa, em que a amostra final foi constituída por 18 artigos. Resultados: 22,2% dos estudos trabalham o progresso da educação em enfermagem no Brasil, ressaltando as contribuições das instituições de ensino e suas especificidades regionais em prol da valorização da identidade profissional e as modificações no ensino da graduação. 50% abordam percurso e fatores do ensino para o reconhecimento da profissão e a realização de pesquisas para a qualificação profissional. 27,8% discutem vida associativa na enfermagem, destacando a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), sua revista e seus eventos científicos. Conclusão: Verificam-se modificações na formação do enfermeiro, tendo em vista a conquista de maior cientificidade no ensino, corroboradas pela ABEn e repercussão dessas modificações na configuração identitária da categoria profissional.Downloads
Download data is not yet available.
Published
2018-06-05
How to Cite
Santos, F. B. O., Carregal, F. A. dos S., Rodrigues, R. D., & Marques, R. de C. M. de C. (2018). História da enfermagem brasileira (1950-2004): o que tem sido discutido na literatura?. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 8. https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.1876
Issue
Section
Revisão Integrativa/Sistemática de Literatura
License
Copyright (c) 2018 Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.