História da enfermagem brasileira (1950-2004): o que tem sido discutido na literatura?
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.1876Palavras-chave:
Enfermagem, História da enfermagem, Educação em enfermagem.Resumo
Objetivo: Analisar as produções científicas acerca da história e do ensino da enfermagem brasileira referentes ao período de 1950- 2004. Método: Revisão integrativa, em que a amostra final foi constituída por 18 artigos. Resultados: 22,2% dos estudos trabalham o progresso da educação em enfermagem no Brasil, ressaltando as contribuições das instituições de ensino e suas especificidades regionais em prol da valorização da identidade profissional e as modificações no ensino da graduação. 50% abordam percurso e fatores do ensino para o reconhecimento da profissão e a realização de pesquisas para a qualificação profissional. 27,8% discutem vida associativa na enfermagem, destacando a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), sua revista e seus eventos científicos. Conclusão: Verificam-se modificações na formação do enfermeiro, tendo em vista a conquista de maior cientificidade no ensino, corroboradas pela ABEn e repercussão dessas modificações na configuração identitária da categoria profissional.Downloads
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Publicado
05-06-2018
Como Citar
Santos, F. B. O., Carregal, F. A. dos S., Rodrigues, R. D., & Marques, R. de C. M. de C. (2018). História da enfermagem brasileira (1950-2004): o que tem sido discutido na literatura?. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 8. https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.1876
Edição
Seção
Revisão Integrativa/Sistemática de Literatura
Licença
Copyright (c) 2018 Fernanda Batista Oliveira Santos, Fernanda Alves dos Santos Carregal, Rafaela Dias Rodrigues, Rita de Cássia Marques de Cássia Marques
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