Percepções do graduando de enfermagem sobre a importância do acompanhante do paciente internado

Autores

  • Rosângela Alves dos Santos Faculdade de Medicina da Fundação ABC
  • Valéria Cristina Lope Faculdade de Medicina da Fundação ABC
  • Simone de Oliveira Camillo
  • Fabiana Tavolaro Maiorino Universidade São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.690

Palavras-chave:

Enfermagem, Instituição de Ensino Superior, Familiar, Educação, Estudante

Resumo

O objetivo deste estudo foi compreender como os graduandos de enfermagem percebem a importância do acompanhante no processo de internação hospitalar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujo referencial teórico foi o Pensamento Complexo de Edgar Morin. Foram realizadas treze entrevista com os graduandos do quarto ano do curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina do ABC de novembro à dezembro de 2013. Por meio do método de Análise de Conteúdo de Bardin, foram identificadas as seguintes categorias: O olhar do graduando diante das demandas emocionais do acompanhante na prática e no currículo; O modelo biomédico como impecílio da compreensão do acompanhante por parte dos graduandos de enfermagem; A empatia e a escuta como instrumentos para a compreensão do acompanhante por parte dos graduandos de enfermagem; O acompanhante como ator importante no processo do cuidar do paciente internado: uma visão por meio do princípio hologramático. Por meio deste estudo percebe-se que o processo ensino-aprendizagem tem grande influência na visão do graduando sobre o acompanhante, uma vez que os docentes são considerados ícones precípuos e contribuintes para a formação dos futuros profissionais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosângela Alves dos Santos, Faculdade de Medicina da Fundação ABC

Enfermeira. Egressa da Faculdade de Medicina da Fundação ABC

Valéria Cristina Lope, Faculdade de Medicina da Fundação ABC

Enfermeira. Egressa da Faculdade de Medicina da Fundação ABC

Simone de Oliveira Camillo

Enfermeira. Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Infecções e Saúde Pública da Coordenação dos Institutos de Pesquisa-Secretaria de Estado de Saúde. Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC, Santo André - São Paulo.

Fabiana Tavolaro Maiorino, Universidade São Paulo (USP)

Psicóloga. Mestre em Comunicação e Semiotica pela Pontifica Universidade Católica- PUC-SP. Doutoranda em Educação pela Universidade São Paulo-USP. Professora do Curso de Graduação de Psicologia da Universidade Paulista

Downloads

Publicado

15-07-2015

Como Citar

dos Santos, R. A., Lope, V. C., Camillo, S. de O., & Maiorino, F. T. (2015). Percepções do graduando de enfermagem sobre a importância do acompanhante do paciente internado. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.690

Edição

Seção

Artigos Originais