Parada cardiorrespiratória e cerebral: construção e validação de cenário simulado para enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v12i0.4617Palavras-chave:
Simulação, Treinamento por Simulação, Educação em Enfermagem, Modelos Educacionais, Parada Cardíaca.Resumo
Objetivo: construir, validar e testar um cenário de simulação clínica para o manejo da parada cardiorrespiratória e cerebral para o ensino de enfermagem. Método: foi realizado design de estudo metodológico de desenvolvimento educacional realizado em três fases: elaboração de cenário simulado sobre parada cardiorrespiratória cerebral, validação do conteúdo e teste do cenário simulado com estudantes de graduação em enfermagem. A análise dos dados se deu pelo Índice de Validade de Conteúdo, considerando-se adequado um valor > 0,90 entre os juízes experts em enfermagem, e o Alfa de Cronbach para determinar a concordância da satisfação e autoconfiança na aprendizagem dos estudantes. Resultados: o cenário de simulação mostrou-se adequado para utilização no processo de ensino e aprendizagem e melhoria das competências cognitivas, comportamentais e psicomotoras, e obteve excelente índice de validação de conteúdo e na testagem do cenário foi considerado satisfatório. Conclusão: considerou-se validado e apto para o uso nas práticas simuladas.