Educação inclusiva: (im)passes contemporâneos a partir da óptica psicanalítica
Keywords:
Psicanálise, Educação Inclusiva, Contemporaneidade.Abstract
A Educação Inclusiva (EI) convoca vários saberes e centraliza a diferença e a diversidade na escola, campo fértil para analisar o encontro do sujeito com o grupo, sob a dinâmica do funcionamento escolar. A EI abre espaço para novas formas de educar, ao passo que também amplia o estranhamento no ambiente escolar. É possível observar que, no que tange à inclusão, existe um ordenamento que aponta de forma bastante evidente para fatores de ordem prática. Aqui, apostamos na importância de uma análise que não minimize as questões práticas, mas, para além, questione o próprio discurso da EI e como ele vem sendo postulado, podendo-o articular, sobretudo, sob a égide do discurso capitalista, entendendo-o como um discurso que dá notícias da contemporaneidade. O presente trabalho configura-se como uma pesquisa que objetiva investigar o discurso da EI na contemporaneidade. Para tanto, partimos dos três ofícios impossíveis de Freud para, posteriormente, retomá-los em Lacan na teoria dos discursos. Por meio desses operadores lacanianos, realizamos uma leitura da inclusão na contemporaneidade, evidenciando seus impasses e efeitos de mal-estar.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2022-02-22
How to Cite
Santos, V. C. S. P., & Barros, R. de A. (2022). Educação inclusiva: (im)passes contemporâneos a partir da óptica psicanalítica. Analytica: Revista De Psicanálise, 10(19), 1–16. Retrieved from http://periodicos.ufsj.edu.br/analytica/article/view/4663
Issue
Section
ARTIGOS