A escuta de sujeitos surdos na clínica psicanalítica

Authors

  • Marcella de Paula Almeida Universidade Federal de Goiás
  • Priscilla Melo Ribeiro de Lima Universidade Federal de Goiás
  • Susie Amâncio Gonçalves de Roure Universidade Federal de Goiás

Keywords:

constituição psíquica, psicanálise, surdez

Abstract

O interesse da psicanálise em compreender os reflexos da surdez no psiquismo ainda é recente e pouco discutido e pesquisado. O presente artigo objetivou compreender as especificidades que a surdez pode trazer ao longo do processo de constituição psíquica e como o manejo da técnica psicanalítica pode ser uma via de voz para esses sujeitos silenciados e marginalizados. A partir do nascimento, a constituição psíquica de um bebê requer a presença física e afetiva de seus cuidadores. Não obstante, com o nascimento de um filho surdo, geralmente, os pais têm dificuldades e resistências em lidar com a quebra de suas fantasias, não se suprindo apropriadamente as necessidades físicas e afetivas do filho. Isso pode levar a especificidades na constituição psíquica desses sujeitos surdos. Ademais, a inserção precoce em uma língua, na Língua de Sinais, é fundamental para a constituição psíquica e cognitiva da criança surda, porém nem todos os pais conseguem perceber a tempo a importância dessa inserção. A escuta deficitária de suas demandas por parte dos cuidadores acarreta diversas dificuldades e falhas no processo de constituição psíquica. O sofrimento psíquico desencadeado por esse silenciamento e pela dificuldade de comunicação é frequentemente negligenciado até mesmo pelas ciências psicológicas. Nesse sentido, compreendemos também que a psicanálise desempenharia um papel político frente à sociedade, pois permitiria a escuta desses sujeitos silenciados e excluídos devido à surdez. Bem como Freud realizou em sua época ao proporcionar a escuta às mulheres histéricas e silenciadas na sociedade do final do século XIX. Mas, são necessários ajustes quanto ao setting analítico.

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Author Biographies

Marcella de Paula Almeida, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Especialista em Atenção à Saúde Materno Infantil pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás/EBSERH. Atualmente, mestranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Psicologia da Saúde e Hospitalar, e Psicanálise.

Priscilla Melo Ribeiro de Lima, Universidade Federal de Goiás

É doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB), docente do Curso de Psicologia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Faculdade de Educação da UFG. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Velhice (GEPEV). Atualmente pesquisa sobre discurso, identidade e resistência na velhice utilizando os aportes teóricos da psicanálise, psicossociologia e análise do discurso.

Susie Amâncio Gonçalves de Roure, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (1986), Graduação Em Instrumento/Piano pela Universidade Federal de Goiás (1985), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2000) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2006). Atualmente é professora associada do Curso de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Educação e Psicologia, com ênfase em Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem, autoridade, autonomia, educação, relação professor-aluno e disciplina-indisciplina. 

Published

2021-02-09

How to Cite

Almeida, M. de P., de Lima, P. M. R., & de Roure, S. A. G. (2021). A escuta de sujeitos surdos na clínica psicanalítica. Analytica: Revista De Psicanálise, 9(17), 1–23. Retrieved from http://periodicos.ufsj.edu.br/analytica/article/view/3245