A escuta de sujeitos surdos na clínica psicanalítica
Keywords:
constituição psíquica, psicanálise, surdezAbstract
O interesse da psicanálise em compreender os reflexos da surdez no psiquismo ainda é recente e pouco discutido e pesquisado. O presente artigo objetivou compreender as especificidades que a surdez pode trazer ao longo do processo de constituição psíquica e como o manejo da técnica psicanalítica pode ser uma via de voz para esses sujeitos silenciados e marginalizados. A partir do nascimento, a constituição psíquica de um bebê requer a presença física e afetiva de seus cuidadores. Não obstante, com o nascimento de um filho surdo, geralmente, os pais têm dificuldades e resistências em lidar com a quebra de suas fantasias, não se suprindo apropriadamente as necessidades físicas e afetivas do filho. Isso pode levar a especificidades na constituição psíquica desses sujeitos surdos. Ademais, a inserção precoce em uma língua, na Língua de Sinais, é fundamental para a constituição psíquica e cognitiva da criança surda, porém nem todos os pais conseguem perceber a tempo a importância dessa inserção. A escuta deficitária de suas demandas por parte dos cuidadores acarreta diversas dificuldades e falhas no processo de constituição psíquica. O sofrimento psíquico desencadeado por esse silenciamento e pela dificuldade de comunicação é frequentemente negligenciado até mesmo pelas ciências psicológicas. Nesse sentido, compreendemos também que a psicanálise desempenharia um papel político frente à sociedade, pois permitiria a escuta desses sujeitos silenciados e excluídos devido à surdez. Bem como Freud realizou em sua época ao proporcionar a escuta às mulheres histéricas e silenciadas na sociedade do final do século XIX. Mas, são necessários ajustes quanto ao setting analítico.Downloads
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Published
2021-02-09
How to Cite
Almeida, M. de P., de Lima, P. M. R., & de Roure, S. A. G. (2021). A escuta de sujeitos surdos na clínica psicanalítica. Analytica: Revista De Psicanálise, 9(17), 1–23. Retrieved from http://periodicos.ufsj.edu.br/analytica/article/view/3245
Issue
Section
ARTIGOS