Educação inclusiva: (im)passes contemporâneos a partir da óptica psicanalítica

Autores

  • Victória Caroline Souza Pinheiro Santos Universidade Federal de Goiás - UFG Instituto de Psicanálise da Bahia
  • Rogério de Andrade Barros Universidade Estadual de Feira de Santana Escola Brasileira de Psicanálise Associação Mundial de Psicanálise

Palavras-chave:

Psicanálise, Educação Inclusiva, Contemporaneidade.

Resumo

A Educação Inclusiva (EI) convoca vários saberes e centraliza a diferença e a diversidade na escola, campo fértil para analisar o encontro do sujeito com o grupo, sob a dinâmica do funcionamento escolar. A EI abre espaço para novas formas de educar, ao passo que também amplia o estranhamento no ambiente escolar. É possível observar que, no que tange à inclusão, existe um ordenamento que aponta de forma bastante evidente para fatores de ordem prática. Aqui, apostamos na importância de uma análise que não minimize as questões práticas, mas, para além, questione o próprio discurso da EI e como ele vem sendo postulado, podendo-o articular, sobretudo, sob a égide do discurso capitalista, entendendo-o como um discurso que dá notícias da contemporaneidade. O presente trabalho configura-se como uma pesquisa que objetiva investigar o discurso da EI na contemporaneidade. Para tanto, partimos dos três ofícios impossíveis de Freud para, posteriormente, retomá-los em Lacan na teoria dos discursos. Por meio desses operadores lacanianos, realizamos uma leitura da inclusão na contemporaneidade, evidenciando seus impasses e efeitos de mal-estar.

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Biografia do Autor

Victória Caroline Souza Pinheiro Santos, Universidade Federal de Goiás - UFG Instituto de Psicanálise da Bahia

Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Psicóloga. Pesquisadora do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão dos Fundamentos Litorais entre Linguagem, Psicanálise e Educação (Entraste/UFG). Associada ao Instituto de Psicanálise da Bahia.

Rogério de Andrade Barros, Universidade Estadual de Feira de Santana Escola Brasileira de Psicanálise Associação Mundial de Psicanálise

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Auxiliar da Universidade Estadual de Feira de Santana. Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Psicanálise (LAPPSI/UEFS). Membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise.

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Publicado

22-02-2022

Como Citar

Santos, V. C. S. P., & Barros, R. de A. (2022). Educação inclusiva: (im)passes contemporâneos a partir da óptica psicanalítica. Analytica: Revista De Psicanálise, 10(19), 1–16. Recuperado de http://periodicos.ufsj.edu.br/analytica/article/view/4663