VARIAÇÕES TEMPORAIS NA VEGETAÇÃO BASEADO NA CORRELAÇÃO DE NDVI E DE PLUVIOMETRIA EM UMA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA TROPICAL EM MINAS GERAIS
Resumo
As mudanças intensas e desordenadas na cobertura vegetal são frequentemente causadas pelo uso e ocupação da terra pelo ser humano. Para verificar as alterações na vegetação nas bacias hidrográficas, o uso do sensoriamento remoto tem sido utilizado como ferramenta para analisar a cobertura e o uso da terra por meio de imagens de satélite e séries temporais. O objetivo deste artigo é verificar a relação entre os volumes pluviométricos e Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) em áreas rurais, utilizando a sub-bacia hidrográfica do Rio das Mortes Pequeno (BHRMP) no período de 16 anos (2006 - 2021). Foram utilizadas as imagens dos satélites MODIS e CHIRPS, a partir dos dados do website SATVeg e do aplicativo ClimateEngine, para composição de séries temporais de NDVI e de validação da precipitação. Na Bacia hidrográfica do Rio das Mortes Pequeno foi analisado regressões e progressões da vegetação para as classes de agricultura, floresta plantada, pastagem e floresta. Pelas análises das séries temporais foi possível identificar uma relação existente entre precipitação e o os dados de NDVI. As classes de Floresta e Floresta plantada registraram uma redução do valor médio de NDVI acompanhando uma tendência linear de redução de atividade vegetativa possivelmente devido à queda nos valores pluviométricos. Para as classes de agricultura e de pastagem, são identificados desenvolvimento vegetacional o que indica uma progressão linear e aumento do valor médio de NDVI. A disponibilidade dos dados do satélite CHIRPS proporcionou identificar redução linear de aproximadamente 43% de chuva no período 2006 a 2021 na BHRMP. Foi identificada correlação significativa entre o NDVI e precipitação nas regiões de cerrado. As análises de séries temporais produziram resultados para possíveis políticas e estratégias de gestão ambiental.
Palavras-chave: Séries temporais; tendência linear; SATVeg; ClimateEngine.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.