SÍTIOS DA GEOMORFODIVERSIDADE NOS MUNICÍPIOS DE FARIAS BRITO E ALTANEIRA, CEARÁ:
POTENCIALIDADES PARA O GEOTURISMO
Resumo
Este trabalho fundamenta-se no conceito de patrimônio geomorfológico para identificação de “Sítios da Geomorfodiversidade” dos municípios de Farias Brito, situado na Região Metropolitana do Cariri (RMC), e Altaneira, ambos no Estado do Ceará. A pesquisa se justifica na busca pelo reconhecimento de locais com relevante geodiversidade, na perspectiva de propiciar um melhor aproveitamento dessas áreas do ponto de vista geoturístico. Trata-se de um estudo pioneiro sobre o patrimônio geomorfológico desses municípios, e tem por objetivo divulgar e valorizar o patrimônio geomorfológico e a geodiversidade nessas áreas. Metodologicamente, atribui-se valores complementares ao valor científico, tais eles: valor ecológico, valor cultural e valor estético, para os sítios da geomorfodiversidade. Como resultado, apresenta-se características geoambientais e geomorfológicas inventariadas dos sítios da geomorfodiversidade, são eles: Sítio Cachoeira do Sítio Cedro, Sítio Pontal do Padre Cícero e Sítio Caldeirões da Umburana no município de Farias Brito-CE, já no município de Altaneira-CE foram identificados a Pedra de Salomão, Pedra Grande, Sítio Pedra dos Dantas e Sítio Laterita.
Palavras-chave: Sítios da Geomorfodiversidade; Geoconservação; Geoturismo. Geodiversidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.