PERIFERIA E SEGREGAÇÃO RESIDENCIAL:
UM ESTUDO DE CASO DA CIDADE DE SANTA QUITÉRIA-CE
Resumo
O presente trabalho teve o objetivo de analisar as faces da segregação residencial e periferização na cidade de Santa Quitéria/CE, tendo em vista ausência de equipamentos/ serviços públicos em bairros distantes do centro da cidade. A metodologia do trabalho se deu através de levantamentos bibliográficos em capítulos de livros, dissertações e artigos de periódicos e sites governamentais. Também realizamos levantamentos documentais em sites de órgãos governamentais e realizamos trabalhos de campo para obtenção de observações e registros fotográficos de alguns bairros da cidade de Santa Quitéria. Conforme a pesquisa realizada, a cidade apresenta, assim, características de periferização e segregação residencial, reforçadas pela ação do poder público ao privilegiar alguns bairros na distribuição de equipamentos e serviços públicos, processos que ensejam reflexão e debate acerca do assunto de modo a contribuir na produção do conhecimento sobre e para pensar a realidade da produção do espaço urbano e justiça social.
Palavras-chave: Periferização; Urbano; Cidade; Poder Público.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.