GEOMORFOSSÍTIO COLINA DO HORTO, GEOPARK ARARIPE, CEARÁ:
VALOR GEOMORFOLÓGICO
Resumo
Os estudos geomorfológicos sobre a geodiversidade têm se mostrado uma importante base teórico-conceitual para a compreensão e conservação dos fatores abióticos da paisagem. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo determinar o valor geomorfológico do geossítio Colina do Horto, no Geopark Araripe, Ceará, Brasil. Do ponto de vista metodológico, o geossítio foi classificado e valorizado como um geomorfossítio do tipo mirante com base em 11 parâmetros de valores científicos e estéticos. Como resultado, conclui-se que o Horto se configura como um ponto de vista de médio valor científico (10 pts.), estético (20 pts.) e, consequentemente, geomorfológico (30 pts.), permitindo uma visão geral do valor de a geodiversidade do geomorfossítio no contexto do Geopark Araripe.
Palavras-chave: Geodiversidade; Geomorfodiversidade; Avaliação Quantitativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.