Arte e saúde mental: uma experiência com a metodologia participativa da Educação Popular

Authors

  • Lucélia de Almeida Andrade Universidade Estadual da Paraíba (PPGPS/UEPB)
  • Thelma Maria Grisi Velôso Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Keywords:

Reforma Psiquiátrica, Psicologia Social Comunitária, Educação Popular, Linguagem Audiovisual.

Abstract

Neste artigo, objetivamos relatar uma experiência de estágio desenvolvida em um Centro de Atenção Psicossocial da cidade de Campina Grande-PB. Recorremos aos pressupostos teóricos e metodológicos da Psicologia Social Comunitária, em diálogo com a metodologia participativa da Educação Popular e com os princípios norteadores da Reforma Psiquiátrica brasileira. Dentre as atividades de estágio, destacamos a facilitação de oficinas em um grupo de usuários. Por meio da utilização do método do Teatro do Oprimido e de diversas linguagens artísticas, incluindo os recursos audiovisuais, foi produzido, com a participação dos usuários em todo o processo, um documentário sobre suas histórias de vida, enfocando locais e tipos de tratamento a que foram submetidos, assim como projetos de futuro. Essa prática promoveu saúde e estimulou a autonomia e o protagonismo social dos usuários, que assumiram um lugar de criação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lucélia de Almeida Andrade, Universidade Estadual da Paraíba (PPGPS/UEPB)

Thelma Maria Grisi Velôso, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Psicóloga. Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Published

2016-02-05

How to Cite

Andrade, L. de A., & Velôso, T. M. G. (2016). Arte e saúde mental: uma experiência com a metodologia participativa da Educação Popular. Psychosocial Researches and Practices, 10(1), 79–87. Retrieved from http://periodicos.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/Andrade%2C%20Vel%C3%B4so

Issue

Section

Artigos