“Contar de outra maneira”: homologias entre a dança e a psicanálise

Autores

Palavras-chave:

dança, inconsciente, transferência, psicanálise.

Resumo

O estudo foi construído a partir dos conceitos de inconsciente e transferência para propor relação entre psicanálise e dança. Para isso, foi desenvolvido em dois momentos: o primeiro compreende as dimensões do olhar e da transmissão da técnica; e, o segundo as aproximações entre a fala e a escrita, estando analista e coreógrafo na posição de autor. Conclui-se que a dança, assim, como a psicanálise, é construída a partir do inconsciente, o olhar está relacionado com a composição artística, a transmissão é possível via relação transferencial, e o coreógrafo, assim como o analista, estabelecem relação com a fala e com a criação a partir da relação com a escrita. Para pesquisas futuras, apresenta dois importantes desdobramentos, o primeiro como construção de apontamentos homologias entre o ato de analisar e o ato de coreografar; e, o segundo sobre a relação entre a dança e a feminilidade.

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Biografia do Autor

Débora Ferreira Bossa, Universidade do Estado de Minas Gerais

Docente do Departamento de Psicologia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Psicóloga e Mestre em Psicanálise e Cultura pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

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Publicado

07-02-2023

Como Citar

Bossa, D. F. (2023). “Contar de outra maneira”: homologias entre a dança e a psicanálise. Analytica: Revista De Psicanálise, 11(21), 1–22. Recuperado de http://periodicos.ufsj.edu.br/analytica/article/view/4124