Monitoria no ensino das paixões: acolhimento ao aluno no primeiro contato com a psicopatologia
Palavras-chave:
Ensino. Monitoria. Psicopatologia. Acolhimento. Subjetividade.Resumo
Este artigo apresenta a monitoria de Psicopatologia como um recurso importante no desenvolvimento da disciplina e no acompanhamento do aluno no processo ensino-aprendizagem, o qual é mobilizador de muitas angústias. Destaca e analisa como estratégia de escuta e acolhimento a leitura do diário de campo, caracterizado como uma produção escrita em que o aluno elabora a partir do contato com a prática e aproximação com o sofrimento psíquico, objeto de estudo da disciplina. Os autores consideram que o acompanhamento personalizado do aluno por meio de estratégias, com oferecimento de espaços de acolhimento e elaboração, favorece a integração do conhecimento com a experiência emocional subjetiva, assim como, o amadurecimento de um verdadeiro self profissional.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
16-10-2015
Como Citar
Fernandes, M. A., Zerbinati, J. P., Cantares, T. da S., & Germano, G. dos S. (2015). Monitoria no ensino das paixões: acolhimento ao aluno no primeiro contato com a psicopatologia. Analytica: Revista De Psicanálise, 4(6), 138–150. Recuperado de http://periodicos.ufsj.edu.br/analytica/article/view/1170
Edição
Seção
ARTIGOS