A minha artista da fome: anorexia e melancolia

Autores

  • Flavia Coutinho Campos Cunha
  • Angela Maria Resende Vorcaro Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Palavras-chave:

Anorexia, melancolia, identificação, narcisismo, literatura.

Resumo

O presente artigo consiste em um recenseamento bibliográfico sobre o tema da anorexia e da melancolia em Freud. Investigaremos sobre a especificidade do mecanismo de identificação na melancolia proposto por Freud no texto “Luto e melancolia”. A partir desse mecanismo destacaremos mais três pontos de aproximação entre a melancolia e a anorexia, a saber: a anestesia; a depreciação do sentimento de si; o sadismo. Para ilustrar a aproximação entre a anorexia e a melancolia utilizaremos como recurso as dois textos literários distintos: Nuno Ramos, “Minha Fantasma” e de Franz Kafka, “Um Artista da Fome”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavia Coutinho Campos Cunha

Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012), especialização em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009) e graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Newton Paiva (2003).

Angela Maria Resende Vorcaro, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Psicanalista; Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (Belo Horizonte, MG, .Br)

Downloads

Publicado

16-10-2015

Como Citar

Cunha, F. C. C., & Vorcaro, A. M. R. (2015). A minha artista da fome: anorexia e melancolia. Analytica: Revista De Psicanálise, 4(6), 28–52. Recuperado de http://periodicos.ufsj.edu.br/analytica/article/view/1166