Contação de histórias na educação infantil: um recurso didático para ensinar Geografia

Autores

  • Lair Miguel da Silva

Palavras-chave:

Geografia, ensino e aprendizagem, criança.

Resumo

As instituições de educação pública infantil no Brasil, ainda são marcadas por um caráter assistencialista, ou seja, são locais onde as crianças recebem cuidados enquanto os pais trabalham. Todavia há de se considerar que além dessa característica a Educação Infantil é um direito da criança, constituindo a primeira etapa da Educação Básica, visando o pleno desenvolvimento da criança. Dessa forma o presente trabalho tem como objetivo analisar a Contação de Histórias como Recurso Didático para ensinar Geografia na educação infantil, uma vez que esse ensino é extremamente importante para criança, auxiliando-a na compreensão do espaço no qual está inserida, contribuindo assim para a formação de cidadãos responsáveis e compromissados com o bem-estar tanto da geração presente quanto das gerações futuras. Para o desenvolvimento da pesquisa foram realizadas a revisão bibliográfica do tema, leitura do referencial teórico, vivência e prática da contação de histórias na escola. Concluiu-se que a contação de histórias pode contribuir para o ensino de Geografia na Educação Infantil, uma vez que várias temáticas podem ser trabalhadas utilizando-se a mesma como recurso didático nesse processo de ensino e de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lair Miguel da Silva

Educadora Infantil da Prefeitura Municipal de Uberlândia

Downloads

Publicado

2014-10-22

Como Citar

da Silva, L. M. (2014). Contação de histórias na educação infantil: um recurso didático para ensinar Geografia. Revista Territorium Terram, 2(4), 39–49. Recuperado de http://periodicos.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/793

Edição

Seção

ARTIGOS