Contação de histórias na educação infantil: um recurso didático para ensinar Geografia
Palavras-chave:
Geografia, ensino e aprendizagem, criança.Resumo
As instituições de educação pública infantil no Brasil, ainda são marcadas por um caráter assistencialista, ou seja, são locais onde as crianças recebem cuidados enquanto os pais trabalham. Todavia há de se considerar que além dessa característica a Educação Infantil é um direito da criança, constituindo a primeira etapa da Educação Básica, visando o pleno desenvolvimento da criança. Dessa forma o presente trabalho tem como objetivo analisar a Contação de Histórias como Recurso Didático para ensinar Geografia na educação infantil, uma vez que esse ensino é extremamente importante para criança, auxiliando-a na compreensão do espaço no qual está inserida, contribuindo assim para a formação de cidadãos responsáveis e compromissados com o bem-estar tanto da geração presente quanto das gerações futuras. Para o desenvolvimento da pesquisa foram realizadas a revisão bibliográfica do tema, leitura do referencial teórico, vivência e prática da contação de histórias na escola. Concluiu-se que a contação de histórias pode contribuir para o ensino de Geografia na Educação Infantil, uma vez que várias temáticas podem ser trabalhadas utilizando-se a mesma como recurso didático nesse processo de ensino e de aprendizagem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-10-22
Como Citar
da Silva, L. M. (2014). Contação de histórias na educação infantil: um recurso didático para ensinar Geografia. Revista Territorium Terram, 2(4), 39–49. Recuperado de http://periodicos.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/793
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.