Risco socioambiental no ensino de Geografia: proposta de prática educativa
Palavras-chave:
Prática educativa, cidade, áreas de risco socioambiental.Resumo
O ensino de Geografia compreende um processo importante para a interpretação de fenômenos sociais e naturais, os quais se encontram expressos no espaço geográfico e correspondem a elementos que possibilitam problematizar situações do cotidiano, como a formação de áreas de risco. O artigo apresenta uma proposta de prática educativa para o tema “cidade e área de risco socioambiental”, por meio de um estudo de caso no bairro São Dimas, na porção noroeste da cidade de São João del Rei, localizado próximo a estruturas e serviços urbanos do município. Esse local se configura como área de risco, por possuir situações de perigo com o processo de voçorocamento e a vulnerabilidade das pessoas que habitam o local. A combinação de fenômenos naturais, população e intervenção antrópica no bairro São Dimas motivou a escolha do local como objeto da realidade para a construção e interpretação dos conceitos de cidade, urbanização, especulação imobiliária, dinâmica da paisagem e riscos socioambientais. Na proposta educativa, os recursos didáticos maquete, fotografias e trabalho de campo são metodologias que consideram o conhecimento prévio dos alunos, estimulam a participação ativa e possibilitam a análise desses conceitos. A técnica de trabalho em grupo é utilizada para sistematização e troca de experiências e conhecimentos entre alunos. Nesse contexto de aprendizagem significativa a proposta didática é dividida em quatro momentos: prática social, problematização, instrumentalização e produção.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-10-22
Como Citar
Soares, T. B. O., Resende, F. C., & Souza, C. J. de O. (2014). Risco socioambiental no ensino de Geografia: proposta de prática educativa. Revista Territorium Terram, 2(4), 24–38. Recuperado de http://periodicos.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/792
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.