O uso das geotecnologias para o ensino da geografia: uma análise do caderno do professor

Autores

  • Ivan Shieh Basotti Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Campus de Rio Claro, SP
  • Andréia Medinilha Pancher Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Campus de Rio Claro, SP
  • Renata Cristina Zanilatto Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Campus de Rio Claro, SP
  • Alexandre Magnum Leme Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Campus de Rio Claro, SP

Palavras-chave:

Cartografia, Sensoriamento Remoto, Ensino.

Resumo

O avanço tecnológico trouxe mudanças no cotidiano, inclusive, na sala de aula. O advento das geotecnologias trouxe novas ferramentas para auxílio no ensino, havendo uma necessidade de atualização dos métodos de ensino da Geografia, já que é de suma importância que os alunos não deixem de ter contato com tais novidades e para que haja essa relação mais clara entre as geotecnologias e a Geografia. No caso, as geotecnologias se mostram muito presentes na área da cartografia e do sensoriamento remoto. No presente estudo buscou-se uma análise do Caderno do Professor do ensino fundamental e do ensino médio, a fim de verificar qual a necessidade de atualização em relação ao uso da cartografia e do sensoriamento remoto para o ensino de Geografia. As análises mostraram que, apesar de já serem utilizados ambos os temas, cartografia e sensoriamento remoto, no ensino de Geografia, seu uso, principalmente o do sensoriamento, ainda é muito reduzido. A cartografia é bastante utilizada, porém verifica-se que ainda poderia ser mais bem explorada em alguns temas da Geografia, principalmente fazendo uma inter-relação com o sensoriamento remoto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Shieh Basotti, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Campus de Rio Claro, SP

Graduando em Geografia

Andréia Medinilha Pancher, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Campus de Rio Claro, SP

Professora do Curso de Graduação e Pós-Graduação em Geografia

Downloads

Como Citar

Basotti, I. S., Pancher, A. M., Zanilatto, R. C., & Leme, A. M. (2014). O uso das geotecnologias para o ensino da geografia: uma análise do caderno do professor. Revista Territorium Terram, 2(3), 75–83. Recuperado de http://periodicos.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/608

Edição

Seção

ARTIGOS