O uso das geotecnologias para o ensino da geografia: uma análise do caderno do professor
Palavras-chave:
Cartografia, Sensoriamento Remoto, Ensino.Resumo
O avanço tecnológico trouxe mudanças no cotidiano, inclusive, na sala de aula. O advento das geotecnologias trouxe novas ferramentas para auxílio no ensino, havendo uma necessidade de atualização dos métodos de ensino da Geografia, já que é de suma importância que os alunos não deixem de ter contato com tais novidades e para que haja essa relação mais clara entre as geotecnologias e a Geografia. No caso, as geotecnologias se mostram muito presentes na área da cartografia e do sensoriamento remoto. No presente estudo buscou-se uma análise do Caderno do Professor do ensino fundamental e do ensino médio, a fim de verificar qual a necessidade de atualização em relação ao uso da cartografia e do sensoriamento remoto para o ensino de Geografia. As análises mostraram que, apesar de já serem utilizados ambos os temas, cartografia e sensoriamento remoto, no ensino de Geografia, seu uso, principalmente o do sensoriamento, ainda é muito reduzido. A cartografia é bastante utilizada, porém verifica-se que ainda poderia ser mais bem explorada em alguns temas da Geografia, principalmente fazendo uma inter-relação com o sensoriamento remoto.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Basotti, I. S., Pancher, A. M., Zanilatto, R. C., & Leme, A. M. (2014). O uso das geotecnologias para o ensino da geografia: uma análise do caderno do professor. Revista Territorium Terram, 2(3), 75–83. Recuperado de http://periodicos.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/608
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.