A construção de mapas mentais e o ensino de Geografia: articulações entre o cotidiano e os conteúdos escolares
Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Cartografia Escolar, Mapas Mentais.Resumo
De acordo com alguns estudos sobre ensino de Geografia (CAVALCANTI, 2002 e CALLAI, 2005) é sugerido que o trabalho dessa disciplina nas escolas desenvolva leituras e análises do cotidiano que permitam aos alunos entender os diferentes arranjos espaciais. Nesse sentido, estamos realizando uma pesquisa com os alunos do ensino médio que tem por objetivo integrar no processo de ensino-aprendizagem de Geografia o estudo sobre o espaço geográfico e a representação cartográfica, por meio da construção e utilização de mapas mentais. Essa linguagem cartográfica é proposta para ser utilizada como material didático nas aulas de Geografia, a partir da articulação entre conteúdos, conceitos geográficos e saberes aprendidos pelos alunos ao longo da formação escolar. Para realizar essa pesquisa foi estabelecida uma parceria com o Colégio Estadual Professor Genesco Ferreira de Bretas, localizado na cidade de Goiânia/GO, com o intuito de conhecer as práticas dos professores de Geografia do ensino médio e de colaborar tanto na formação continuada dos docentes como contribuir no desenvolvimento de atividades escolares atreladas ao uso do mapa mental.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-05-27
Como Citar
Lopes, A. R. C., & Richter, D. (2014). A construção de mapas mentais e o ensino de Geografia: articulações entre o cotidiano e os conteúdos escolares. Revista Territorium Terram, 2(3), 2–12. Recuperado de http://periodicos.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/606
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.