O RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO EM PERSPECTIVA
UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO CURRÍCULO REFERÊNCIA DE MINAS GERAIS
Resumo
O presente trabalho busca compreender como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) abordam o raciocínio geográfico. O texto se apoia na pesquisa documental, utilizando-se da BNCC e do CRMG e nas pesquisas bibliográficas que tratam o raciocínio geográfico como termo exclusivo da ciência geográfica. Os resultados indicam que, de acordo com a BNCC e o CRMG, as situações geográficas, no ensino de Geografia, se apresentam como ponto de partida para o estudante desenvolver o raciocínio geográfico, a partir dos conceitos e princípios dessa ciência. Considera-se que tanto a BNCC e o CRMG endossam a ideia de que as situações geográficas servem de base para o desenvolvimento e o exercício do raciocínio geográfico pelos estudantes. É fundamental seguir aprofundando a compreensão do raciocínio geográfico, cuja importância é salientada em ambos os documentos curriculares, a fim de estimular e promover práticas pedagógicas que possam potencializá-lo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.