EPIFANIA URBANA
EXPERIMENTAÇÕES EM CORPOREIDADE E RELIGIOSIDADE A PARTIR DA HISTÓRICA IGREJA DO CARMO EM SÃO JOÃO DEL-REI, MG
Resumo
Este trabalho parte da presença das igrejas localizadas no centro histórico de São João del-Rei, Minas Gerais, como a Igreja Nossa Senhora do Carmo, investigando como edificações dessa natureza contribuem para a simbolização do espaço urbano e seus impactos nos corpos que o habitam. O sentido principal do trabalho é a produção de uma proposta provocativa e crítica da relação entre corpos transitórios e fixos, numa relação sujeito-objeto e vice-versa. Dentre os aspectos analisados, compreende-se os ritmos urbanos como manifestações simbólicas da presença moral e virtual da religiosidade marcada pelas igrejas no cotidiano urbano. Por meio de leituras e observações de campo e de práticas cotidianas, o estudo mapeia partes subjetivas dos efeitos simbólicos dessas edificações no espaço e na experiência urbana. Um dos resultados gerados é nomeado como Epifania Urbana - uma intervenção artística que busca convocar os sujeitos a reconhecerem a estrutura moral e rítmica que os molda e habita em corpoespacotempo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.