A GEOGRAFIA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E NO CURRÍCULO REFERÊNCIA DE MINAS GERAIS
Resumo
A Geografia é um dos componentes curriculares presente ao longo de todo o Ensino Fundamental e Médio. Na última década, com constantes mudanças curriculares, esse componente também passou por alterações, atendendo aos pressupostos de ensino de seus idealizadores. A presente pesquisa, teve como objetivo investigar como o componente curricular Geografia está presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG). Nesse sentido, realizou-se um estudo de natureza qualitativa, fundamentado na análise documental dos textos introdutórios de ambos os documentos relativos ao componente curricular em questão, complementada por uma contextualização introdutória da base legal que orienta e legitima a formulação de cada um deles. A análise evidencia que o CRMG e a BNCC tratam o componente curricular Geografia no geral, de forma alinhada, priorizando o ensino por investigação a partir da mobilização do raciocínio geográfico, visando um rompimento com o ensino historicamente pautado na descrição e na memorização. O estudo contribui para a aproximação e a elucidação curricular das concepções e conceituações presentes em ambos os documentos, além de oferecer subsídios para que os docentes de Geografia se apropriem das perspectivas delineadas nos referenciais curriculares analisados. Destaca-se que o conhecimento curricular é um componente chave na formação e atuação docente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.