“A gente vai cavando, cavando e cavando até chegar ao tesouro!”: Cartografia com crianças pequenas
Palavras-chave:
Cartografia com crianças, Geografia da InfânciaResumo
A Cartografia para crianças e escolares é uma das áreas na ciência geográfica que tem constantemente refletido sobre suas ações no campo da produção de material e de metodologias de ensino. Colóquios têm sido organizados, revistas e artigos têm sido publicados, e até alguns livros já refletem sobre trabalhos nessa área. Entretanto, a maior parte dos estudos enfoca a Cartografia nas séries iniciais ou finais do Ensino Fundamental, ou até mesmo no Ensino Médio. Há pouca produção a respeito de Cartografia na Educação Infantil. Assim, o presente trabalho tem como objetivo apresentar algumas aproximações no campo da cartografia com crianças pequenas. Nossa pesquisa está ancorada nos princípios da teoria histórico-cultural de Vigotski e seus colaboradores, que está sendo em grande parte revista devido às novas traduções feitas diretamente da língua russa. No nosso trabalho, desenvolvemos uma pesquisa etnográfica com as crianças de 4 a 6 anos da Creche-UFF. Além da observação dos seus cotidianos, o trabalhou envolveu a produção de alguns mapas e desenhos da creche. Dentre os principais aspectos que a pesquisa nos revelou, destacamos: a forte presença da fala durante as produções, influenciando inclusive os desenhos das outras crianças; a compreensão do espaço como totalidade; e o mapa infantil como representação dinâmica do espaço. Com este trabalho, pretendemos nos aproximar da compreensão da vivência espacial das crianças e da construção de suas territorialidades, bem como desconstruir alguns lugarescomuns a respeito das noções da espacialidade infantil.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-05-27
Como Citar
Bogossian, T. (2014). “A gente vai cavando, cavando e cavando até chegar ao tesouro!”: Cartografia com crianças pequenas. Revista Territorium Terram, 2(3), 108–121. Recuperado de http://periodicos.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/572
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.