A QUÍMICA FORENSE E A EXPERIMENTAÇÃO
UMA PROPOSTA DE ENSINO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
O presente artigo relata uma ação de química forense realizada como parte das atividades do subprojeto de Química da Residência Pedagógica (RP) da Universidade Federal de São João del-Rei. O projeto foi desenvolvido por dois residentes em uma escola estadual da cidade, sendo realizado quatro aulas para sete turmas com aproximadamente 30 alunos cada, e teve como foco, discussões que permeiam a química forense. Para a proposta da atividade, foi adotada ainda como estratégia de ensino, a experimentação. A proposta de ensino abordou a introdução à química forense e parte da sua metodologia, análise de delito e práticas em laboratório, no qual incluíram como atividade, a fluorescência em tecido vermelho simulando sangue. Como recursos para a execução da atividade foram utilizados livros didáticos e artigos científicos. A experiência demonstrou que quando se aborda temas mais próximos dos alunos, eles apresentam maior interesse pelos conteúdos de química, sendo a química forense uma dessas temáticas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.