O USO DOS ANIMES COMO METODOLOGIA ATIVA NO INCENTIVO À LEITURA PARA ALUNOS DO 6º ANO
Resumo
Este trabalho é o relato de uma experiência desenvolvida, a partir do programa Residência Pedagógica, da Capes, na escola estadual Iago Pimentel e na Universidade Federal de São João del-Rei, no curso de Letras (Português). Nosso objetivo é analisar o desenvolvimento das atividades realizadas com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Em um processo de construção conjunta, entre universidade e escola, realizamos uma série de atividades que promoveram práticas de leitura e escrita de gênero textual a partir de animes. Esse gênero multimodal é caracterizado por animações de origem japonesa e foi selecionado com o propósito de atrair os olhares dos alunos e tornar a leitura e a escrita prazerosas, a fim de aproximar os conteúdos da escola aos interesses dos alunos. Neste relato, focamos nas atividades voltadas para o eixo de leitura, fundamentadas pelas diretrizes da BNCC e pelos estudos de Letramentos, no que se refere às práticas sociais de leitura. Os resultados da experiência revelam que o trabalho com o anime, aliado às metodologias ativas, despertou nos alunos a vontade de estudar e contribuiu sobremaneira com atividades que envolviam leitura, ampliando a competência discursiva e os letramentos dos estudantes
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.