VIVENCIANDO O SOM E O SILÊNCIO

UMA EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

Resumo

Este trabalho relata uma atividade de musicalização realizada com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental na aula de Arte. Elementos musicais como o som e o silêncio foram abordados nesta atividade de intervenção realizada no ano de 2023 e que teve como referenciais os conceitos de ecologia acústica e paisagem sonora do pedagogo musical Murray Schafer (1933-2021). A metodologia utilizada foi uma aula expositiva dialogada que teve como resultado o despertar para uma escuta atenta, uma habilidade fundamental para o estudo da música e para a percepção do mundo no qual estamos inseridos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Eduarda da Silva, Universidade Federal de São João del-Rei

Licencianda em Música – Ênfase Violino - Universidade Federal de São João del-Rei

Liliana Pereira Botelho, Universidade Federal de São João del-Rei

Doutora em Educação Musical/Universidade Federal de São João del-Rei

Downloads

Publicado

2024-08-18

Como Citar

Silva, M. E. da, & Botelho, L. P. (2024). VIVENCIANDO O SOM E O SILÊNCIO: UMA EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Territorium Terram, 7(Número Especial 1), 286–292. Recuperado de http://periodicos.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5541