DIFERENTES ABORDAGENS UTILIZANDO MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

UMA EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

Resumo

O presente trabalho aborda, num contexto de ensino predominantemente tradicional, o uso dos materiais didáticos manipuláveis no ensino de matemática na Educação Básica a partir de duas diferentes experiências realizadas durante o subprojeto de Matemática do Programa Residência Pedagógica (PRP) (2022-2024) da Universidade Federal de São João del-Rei. Tais experiências foram planejadas a partir de uma reflexão quanto ao uso dos manipuláveis e de suas limitações, visando a cumprir os objetivos propostos para algumas aulas. Na primeira experiência abordam-se os conteúdos de probabilidade em uma turma de 2a série do Ensino Médio, utilizando o jogo Bingo. Já na segunda experiência trabalhou-se com o processo da divisão (com resto) entre números naturais de forma revisional com uma turma de 9o ano do Ensino Fundamental, utilizando o Material Dourado e o registro das ordens das classes do dividendo e do quociente no algoritmo convencional da divisão. São ainda relatados e discutidos os impactos dos materiais manipuláveis nessas experiências e possíveis ganhos que podem ser promovidos a partir da prática do ensino de Matemática utilizando esse tipo de materiais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael de Castro Andretto , Universidade Federal de São João del-Rei

Licenciando em Matemática pela Universidade Federal de São João del-Rei       

Viviane Cristina Almada de Oliveira, Universidade Federal de São João del-Rei

Doutora em Educação Matemática e Professora Associada da Universidade Federal de São João del-Rei

Downloads

Publicado

2024-08-17

Como Citar

Andretto , R. de C., & Oliveira, V. C. A. de. (2024). DIFERENTES ABORDAGENS UTILIZANDO MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. Revista Territorium Terram, 7(Número Especial 1), 254–266. Recuperado de http://periodicos.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5539