DIFERENTES ABORDAGENS UTILIZANDO MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
UMA EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Resumo
O presente trabalho aborda, num contexto de ensino predominantemente tradicional, o uso dos materiais didáticos manipuláveis no ensino de matemática na Educação Básica a partir de duas diferentes experiências realizadas durante o subprojeto de Matemática do Programa Residência Pedagógica (PRP) (2022-2024) da Universidade Federal de São João del-Rei. Tais experiências foram planejadas a partir de uma reflexão quanto ao uso dos manipuláveis e de suas limitações, visando a cumprir os objetivos propostos para algumas aulas. Na primeira experiência abordam-se os conteúdos de probabilidade em uma turma de 2a série do Ensino Médio, utilizando o jogo Bingo. Já na segunda experiência trabalhou-se com o processo da divisão (com resto) entre números naturais de forma revisional com uma turma de 9o ano do Ensino Fundamental, utilizando o Material Dourado e o registro das ordens das classes do dividendo e do quociente no algoritmo convencional da divisão. São ainda relatados e discutidos os impactos dos materiais manipuláveis nessas experiências e possíveis ganhos que podem ser promovidos a partir da prática do ensino de Matemática utilizando esse tipo de materiais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.