METODOLOGIAS ATIVAS E DECOLONIALIDADE
UMA EXPERIÊNCIA COLABORATIVA DE ENSINO NO PIBID-INGLÊS
Resumo
Este trabalho tem como objetivo compartilhar uma experiência colaborativa de ensino realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) - Inglês da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). O projeto, intitulado ‘Brazilian personalities gringos should know’ (‘Personalidades brasileiras que gringos devem conhecer’), foi desenvolvido ao longo de um ano, de fevereiro a dezembro de 2023, com turmas do Ensino Médio de uma escola pública. A proposta fundamentou-se na Aprendizagem de Línguas Baseada em Projetos (Project-Based Language Learning) e organizada em torno de uma perspectiva decolonial (ALONSO, 2018; PALHARES, 2012) para o ensino de línguas, buscando a promoção dos letramentos críticos (COSTA LEITE; BERNARDO, 2021; DUBOC, 2014). Além dos pressupostos teóricos que orientaram nossas decisões, fazemos uma descrição das etapas do projeto, acompanhadas de uma análise reflexiva sobre os obstáculos enfrentados e os sucessos alcançados, no intuito de orientar práticas futuras.
Apesar dos desafios do atual cenário do ensino público brasileiro, concluímos que o investimento em propostas pedagógicas centradas no protagonismo estudantil é compensador, tanto para os alunos quanto para os professores. Por fim, discutimos sobre a relevância do PIBID, não só para a formação de professores (de línguas), mas para o sistema educacional brasileiro como um todo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.