METODOLOGIAS ATIVAS E DECOLONIALIDADE

UMA EXPERIÊNCIA COLABORATIVA DE ENSINO NO PIBID-INGLÊS

Autores

Resumo

Este trabalho tem como objetivo compartilhar uma experiência colaborativa de ensino realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) - Inglês da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). O projeto, intitulado ‘Brazilian personalities gringos should know’ (‘Personalidades brasileiras que gringos devem conhecer’), foi desenvolvido ao longo de um ano, de fevereiro a dezembro de 2023, com turmas do Ensino Médio de uma escola pública. A proposta fundamentou-se na Aprendizagem de Línguas Baseada em Projetos (Project-Based Language Learning) e organizada em torno de uma perspectiva decolonial (ALONSO, 2018; PALHARES, 2012) para o ensino de línguas, buscando a promoção dos letramentos críticos (COSTA LEITE; BERNARDO, 2021; DUBOC, 2014). Além dos pressupostos teóricos que orientaram nossas decisões, fazemos uma descrição das etapas do projeto, acompanhadas de uma análise reflexiva sobre os obstáculos enfrentados e os sucessos alcançados, no intuito de orientar práticas futuras.
Apesar dos desafios do atual cenário do ensino público brasileiro, concluímos que o investimento em propostas pedagógicas centradas no protagonismo estudantil é compensador, tanto para os alunos quanto para os professores. Por fim, discutimos sobre a relevância do PIBID, não só para a formação de professores (de línguas), mas para o sistema educacional brasileiro como um todo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Vianini, Universidade Federal de São João del Rei

Professora do curso de Letras - Língua Inglesa e suas Literaturas

Universidade Federal de São João del Rei

Janderson Marcos Silva dos Reis, Universidade Federal de São João del Rei

Graduando em Letras - Língua Inglesa e suas Literaturas

Universidade Federal de São João del Rei

Carolina dos Reis Cordeiro, Universidade Federal de São João Del Rei

Graduanda em Letras - Língua Inglesa e suas Literaturas

Universidade Federal de São João Del Rei

Bianca Moreira Lima, Universidade Federal de São João Del Rei

Graduanda em Letras - Língua Inglesa e suas Literaturas

Universidade Federal de São João Del Rei

Ana Vitória do Nascimento Oliveira, Universidade Federal de São João del Rei

Graduanda em Letras – Língua Inglesa e suas Literaturas

Universidade Federal de São João del Rei

Downloads

Publicado

2024-08-17

Como Citar

Vianini, C., Reis, J. M. S. dos, Cordeiro, C. dos R., Lima, B. M., & Oliveira, A. V. do N. (2024). METODOLOGIAS ATIVAS E DECOLONIALIDADE: UMA EXPERIÊNCIA COLABORATIVA DE ENSINO NO PIBID-INGLÊS . Revista Territorium Terram, 7(Número Especial 1), 201–223. Recuperado de http://periodicos.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5535