URBANIZAÇÃO DO BAIRRO TIJUCO E SUA HISTORIZAÇÃO
LUGAR SOCIAL E POLÍTICO
Resumo
O artigo busca sintetizar as experiências vividas pelas duas alunas responsáveis pela realização do projeto “Urbanização do Bairro Tijuco e sua Historização: Lugar social e político”. Contemplado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rei), o projeto busca trabalhar a história do processo de urbanização do Tijuco - um dos bairros mais antigos da cidade de São João del-Rei - juntamente aos alunos do 7º ano integral da Escola Estadual Professor Iago Pimentel. Com a apresentação de diversas aulas-oficina sobre o tema urbanização e história oral, o projeto utilizou como principal método de pesquisa a entrevista, realizada pelos próprios alunos com os moradores mais velhos do bairro. Visando a valorização da história local e o aproveitamento do conhecimento de mundo dos moradores do Tijuco, o seguinte trabalho buscou instigar a consciência histórica dos alunos a partir do conhecimento do processo de urbanização recente do bairro onde vivem. Diante disso, aproximando os estudantes de seu objeto de estudo, e os colocando como agentes centrais do processo de aprendizagem com a realização da entrevista, acreditamos dar novos sentidos à concepção desses alunos acerca de sua comunidade. Além disso, mobilizando conceitos da Geografia e História, trabalhamos na interdisciplinaridade com o objetivo de enriquecer a história local da comunidade tijucana. Por fim, o projeto objetivou ser ferramenta de denúncia e transformação social da região, uma vez que o Tijuco, assolado por diversas problemáticas de ordem urbana, necessita de agentes dispostos a lutar pela integridade e dignidade do bairro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.