POLÍTICA E JUVENTUDE
AÇÕES PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA
Resumo
O presente artigo apresentará e discutirá a experiência pedagógica dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) das pibidianas Gabriela Maia, Maria Alice Machado e Nicolly Prince do curso de História, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São João del-Rei. O Projeto de Trabalho que nosso grupo desenvolveu, dentro do subprojeto de História, junto aos alunos da escola tem como tema a relação entre a política, o bairro e a juventude do bairro, por isso, leva o título “Juventude, Memória e Política: o Tijuco que eu quero”. Num primeiro momento será discutida a importância do Pibid na formação dos bolsistas como futuros professores do ensino básico, que pretende atender as demandas sociais, culturais, políticas, econômicas de seus alunos, ajustar sua vivência no ambiente escolar com pesquisas e discussões da academia e levar à UFSJ o que foi visto, discutido, debatido, aprendido e ouvido nas escolas, bem como aproximar a Universidade da Escola, sobretudo a partir do ensino e da pesquisa ocorrendo concomitantemente. A pesquisa acadêmica pode contribuir para que a teoria da educação e sua prática sempre se renovem e adaptem. Num segundo momento, será relatada como foi a experiência das pibidianas com o público-alvo escolhido para o desenvolvimento desse Projeto, os alunos do terceiro ano do ensino médio. Também serão pontuados seus objetivos em desenvolver a temática da importância da política na vida dos jovens estudantes, a começar por seu bairro - o Tijuco - tido como periférico e perigoso; as metodologias usadas na tentativa de propor aulas dinâmicas e atividades que façam dos alunos sujeitos principais na sala de aula; e o quadro teórico utilizado para embasar rigorosamente seus argumentos. E finalmente, o que foi possível apreender nessa experiência até aqui, o que ainda será realizado e quais as primeiras conclusões, impressões e aprendizados das graduandas na vivência do Pibid.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.